
O Porto é um centro de grande importância comercial e industrial, e é servido por um aeroporto internacional situado a 13 km do centro da cidade. Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portucalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.
O Porto sempre rivalizou com Lisboa em poder económico. A abastada classe de industriais da região criou logo em meados do século XIX, a poderosa Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal. A antiga Bolsa do Porto foi transformada na maior Bolsa de Derivados de Portugal, tendo-se fundido com a Bolsa de Lisboa criando a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.
A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea, um dos museus mais visitados do país, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal no envolvente Parque de Serralves. A Casa do Infante, datada do século XIII e onde terá nascido o Infante D. Henrique, é o museu medieval da cidade e arquivo distrital.
Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da

Por influência das famílias inglesas que exploravam o negócio do vinho do Porto.
2 comentários:
Não sabíamos que o Porto era a segunda maior cidade de Portugal!
Este artigo esta muito bem construido, tem muita informação sobre a cidade do Porto.
Continuem com o bom trabalho.
Enviar um comentário