quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Aveiro


No século XIII, Aveiro foi elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se à volta da igreja principal vindo o a ser demolida em 1835. Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas, que no século XIX foram demolidas. A grande situação geográfica proporcionou, a grande fixação da população, sendo a salinas, a pesca e o comércio marítimo factores determinantes de desenvolvimento. Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade.
No século XIX, destaca-se a activa participação de aveirenses nas Lutas Liberais e a personalidade de José Estêvão Coelho de Magalhães, parlamentar que desempenhou um papel determinante no que respeita à fixação da actual barra e no desenvolvimento dos transportes, muito especialmente, a passagem da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto, obras estas de capital importância para o desenvolvimento da cidade, permitindo-lhe ocupar, hoje em dia lugar de topo no contexto económico nacional."

1 comentário:

Hélder, Carlos, Ruben, Jorge disse...

O texto ta muito bem feito Aveiro é uma cidade linda e calma escolheram bem a cidade de que iam falar.embora poderiam ter imagens da cidade.